terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Inspiração ou cópia?

É sabido que nada se cria, tudo copia e quando dá recria e chama de inspired. Vamos lá então, hoje estava nas minhas reclamações habituais no twitter, me segue aí HeyHeyLucy, abordando o tema "cópias" me referindo aos montes de bolsas falsas que as pessoas teimam em ostentar como se verdadeiras fossem, tudo bem cada um com seu gosto, eu não compraria.

Ocorre que hoje também foi dia de trocar um presente de Natal que havia comprado, como o presente foi comprado em uma loja da Braz de Aguiar, lá vai a Luciana ter que encontrar vaga nas proximidades da loja, o que não ocorreu e acabei tendo que andar 2 quarteirões sob o sol de 3h da tarde, delícia. Na minha caminhada, parei em uma lojinha chamada Vintage, além de peças importadas, a loja vende também roupas próprias do ateliê que ali funciona.

Matutando entre as araras, vejo um bendito vestido da rosa pink com etiqueta gigante da Guess saltando os olhos, catei para olhar, aí a surpresa era igual, mas iguuuuuual, nada de semelhante, igual ao da coleção da Carina Duek para C&A lançada há alguns meses, o separei com "elegância" para provar depois com mais algumas peças de roupa. 


No provador a surpresa foi maior, pois à primeira vista já tinha o achado parecido quando botei no corpo pimba minha ideia se confirmou, o vestido tinha o mesmo modelo desse da Carina Duek para C&A. 

Fonte: Se Jogando e Dedo de Moças

As poucas diferenças são três, sem contar é claro o tecido, que o da Guess é tipo seda, macio e com caimento lindo, o detalhe no busto, nas costas ao invés de apenas argolinha segurando, você amarra e a cintura é mais alta que o da Carina, fora isso mais nada.

Aí me resta dúvida, é inspiração ou cópia? 

"Inspiração é um estímulo de qualquer ordem que nos leva a criar algo. Poetas se inspiram, pintores se inspiram, escritores se inspiram, estilistas se inspiram, eu me inspiro, um juiz se inspira, um ator se inspira, nós nos inspiramos. Em quem? Em quê? Ora, em outros artistas, num certo estilo de escrever ou em vários deles, numa forma de se expressar, no desabrochar de uma flor, numa fotografia, numa tarde de chuva, numa sentença escrita com firmeza e sapiência por outro juiz, num conjunto de várias dessas coisas, enfim, você escolhe. Podemos nos inspirar em mil coisas.  Podemos inclusive deixar que esse elemento de inspiração transpareça nas nossas criações, nos nossos atos, no nosso trabalho, na nossa atuação ou inclusive no nosso sorriso. Um olho apurado pode até descobrir quais foram/são as nossas inspirações. Elementar, não? Sim, para mim e para você. Infelizmente, algumas pessoas dão a impressão de que faltaram às aulas de artes manuais do Jardim I e que, portanto, não sabem do que estamos falando. Na verdade, elas sabem muito bem, sim. Só que tentam deturpar esse conceito básico, custe o que custar. Espertchinhas.
Cópia é uma reprodução de algo. Eu fiquei com vontade de ser tautológica e dizer: cópia é cópia. Porque cópia é cópia e ponto final." in  De Chanel na Laje

Depois dessa breve explicação acerca dos palavras "inspiração" e "cópia", resta mais que evidente que isso é cópia e não inspiração.

Precisava compartilhar isso com vocês, pois, cada dia me choco mais com a falta de originalidade da moda, não só no Brasil, tem muita gente grande copiando e achando que nós consumidores somos seres palermas que não conseguimos distinguir as coisas. 

Beeijos e comentem, que nessa preciso saber da opinião de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário